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postado por admin
Publicado em 08 de September
Hannah para Harper’s Bazaar Australia

Hannah Dodd está apenas se aquecendo.

Por grande parte de sua vida, a dança preencheu os sonhos da rosa inglesa Hannah Dodd. Isso foi até que um trabalho de modelo gerou uma carreira de atriz que pegou fogo quando ela se juntou ao elenco do fenômeno que é ‘Bridgerton‘. Um grave ataque de susto de palco atrás dela, ela agora está pronta para explorar os limites de seu talento.

Não demorou muito para as filmagens da última série de Bridgerton, quando a nova garota no set ficou angustiada. Preparando-se para a cena em que seu personagem debutante é apresentado à rainha, Hannah Dodd sentiu semanas de ansiedade ferver. Ela poderia fazer isso? Ela poderia continuar?

Isso foi em julho de 2022. Apenas dois meses antes, conseguir um papel na série de época da Netflix de Shondaland parecia o presente de uma vida para a atriz inglesa despretensiosa. As duas primeiras temporadas do luxuoso drama romântico da era Regency, que dobra a história, atrairam grandes audiências e transformaram seus protagonistas em estrelas. Ao aprender que ela estaria assumindo o papel de Francesca Bridgerton, Dodd tinha ido direto para o trabalho, lendo os romances de Julia Quinn nos quais a série se baseia e aprendendo piano, uma das habilidades mais conspícuas de Francesca.

No momento em que as filmagens começaram, no entanto, o processo insidioso que converte a excitação em auto-dúvida incapacitante havia feito o seu que. E neste dia — quando seu alter ego deveria ser desfilado diante da Rainha Charlotte, julgada e avaliada menos como uma jovem sensível do que como um objeto — o recém-chegado se desvendou. “Eu estava tão nervosa há tanto tempo, e acho que chegaria ao ponto em que não conseguia me sentir assim”, diz Dodd.

Felizmente, o elenco e a equipe de Bridgerton são, por todos os relatos, um grupo de apoio, e a entrada de Dodd não passou despercebida. Escolhendo seu momento, um dos produtores se aproximou dela e sugeriu que fizessem um passeio.

“Ela me disse: ‘Para nós, este ainda é o pequeno show que estávamos fazendo em 2019, e são as mesmas pessoas’”, lembra Dodd.

Embora houvesse mais nessa intervenção benevolente, essa foi a mensagem que ela se lembra mais claramente e a que ela achou mais reconfortante. Naquele mesmo dia, ela apresentou a cena. E estava a caminho.

Para Dodd, se as filmagens foram um teste, o período desde o lançamento em dois estágios da Temporada 3 de Bridgerton (em 16 de maio e 13 de junho) tem sido um turbilhão, já que ela ligou o charme em eventos promocionais em Nova York, Amsterdã, Paris. Quando ela se instala para conversar por Zoom para BAZAAR, ela está finalmente em casa em seu apartamento em Londres, tendo acabado de voltar do playground caribenho de Saint Barthélemy, onde passou três dias com Zimmermann, marcando a abertura de sua nova boutique. “Uma marca australiana, então é muito adequada”, diz ela, referindo-se ao momento da nossa entrevista.

Você sabe, esta indústria, por mais que você tenha alguns momentos incríveis nela, é uma indústria realmente humilde … Eu acho que isso mantém você com pé no chão.

Dodd, que assistiu e gostou de Bridgerton antes de embarcar, descreveu a experiência de estar de repente no programa como “como entrar na sua TV”. Eu registro uma versão desse fenômeno desorganizada quando ela aparece na tela do meu computador. Ela está vestida como a garota da cafeteria com uma camiseta branca bem desgastada com acabamento vermelho e azul; seu cabelo loiro morango está solto. Bochechas vermelhas e radiante, você não adivinharia que ela acabou de fazer um voo de olhos vermelhos.

Acontece que sua conexão com a Austrália tem um elemento mais pessoal do que o trabalho de Zimmermann: sua irmã mais velha, Alice, viveu em Sydney nos últimos seis anos. Dodd a visitou aqui uma vez nesse tempo e diz que está ansiosa para voltar, embora exatamente quando isso pode acontecer, ela não possa dizer. “Mas espero chegar ao ponto em que eu possa vir regularmente. Eu amo a Austrália e quero viajar mais — eu só fiz Sydney … Preciso chegar a Melbourne, tenho um amigo em Byron Bay que quero visitar, e minha mãe foi para Perth e adorou, então sinto que tenho que fazer isso. Eu quero fazer tudo, enquanto provavelmente tenho medo de aranhas e tubarões porque sou britânica.”

Na conversa, Dodd é expressiva em sua linguagem corporal, autodepreciativa, rápida para rir e divertida. Com os atores, há sempre a possibilidade de você estar testemunhando um tipo de performance. Mas coloque desta forma: se Dodd não é uma pessoa legal, então aos 29 anos e com menos de 10 papéis em seu currículo, ela é uma forte concorrente para um Oscar um dia.

Ultimamente, Bridgerton deixou sua vida de pernas para o ar e ela não tem certeza do que fazer com tudo isso. É estranho, diz ela, porque ela sente que “tudo mudou e nada mudou” — o que é menos uma contradição do que parece. Quando as pessoas adquirem essa coisa de fama, suas fraquezas e preocupações não desaparecem magicamente, mais do que quando você viaja ou muda de casa. “Estar em um país diferente e as pessoas pedindo uma foto, é estranho, mas ainda sou eu”, diz ela. “Dia a dia, quando estou em casa, ainda é o mesmo. Quando as pessoas vêm até mim, minha reação imediata é: Oh, eu estacionei em algum lugar [ilegalmente], ou fiz algo errado. Então eu percebo, Oh, você só quer uma foto — isso é adorável, obrigada.” Ela está momentaneamente perdida em pensamento, antes de acrescentar: “Eu não sei. Ainda não sei se processei nada disso.”

Quanto a saber se todo o barulho pode mudá-la, ela soa cada vez mais ingênua quando diz: “Espero que não. Eu realmente espero que não. Espero permanecer a mesma e espero que meus amigos e familiares ainda sintam que sou a mesma. Você sabe, esta indústria, por mais que você tenha alguns momentos incríveis nela, é uma indústria realmente humilhante. Sempre há momentos que não são tão adoráveis, e acho que isso o mantém com o pé no chão. Além disso, as mesmas pessoas com quem você saiu antes de nada disso … Não consigo imaginar minha família me deixando safar de nada.”

Dodd nasceu em Colchester, a cidade mais antiga da Grã-Bretanha, e cresceu como filha do meio (além de Alice, ela tem um irmão mais novo, Will) em Leavenheath, que fica ao norte da fronteira Essex-Suffolk, a meio caminho entre as cidades comerciais de Colchester e Sudbury. Descrevendo Leavenheath, ela enfatiza duas características: seu afastamento (no passado, você tinha que dirigir 20 minutos para comprar leiye) e sua beleza. “Era campo”, diz ela, “e, como família, íamos passear — foi mais ou menos o que fizemos.” Quando ela passa por Leavenheath hoje em dia, o cenário a atordoa; mas quando adolescente, ela ansiava principalmente pela riqueza cultural de Londres, a uma hora de trem.

Muito antes de atuar passar por sua cabeça, ela estava pronta para ser dançarina. Seus pais disseram a ela que ela começou a dançar espontaneamente aos dois anos de idade. E ela continuou dançando, dia após dia, todos os dias, até que suas imaginações evoluíram para um plano: depois de se formar na Ormiston Sudbury Academy – uma escola de ensino médio que por acaso tinha excelentes professores de artes cênicas, diz Dodd – ela treinaria em teatro musical com o objetivo de iluminar o West End.

Em retrospectiva, qualquer vida pode ser destilada em uma série de pontos de virada. Dodd chegou a um aos 15 anos em uma visita ao salão em Sudbury, onde ela e Alice cortariam o cabelo. “Um dia, as garotas lá ficaram tipo, ‘Você gostaria de vir e fazer uma sessão de fotos, você e sua irmã?’” — já que o negócio precisava de novas imagens. A jovem Hannah estava interessada.

Eu era tão teimosa. Eu não tinha ideia de como a modelagem poderia me ajudar a ganhar dinheiro que poderia pagar pelo meu treinamento de dança, não fazia ideia sobre as portas que abriria.

A fotógrafa do caso foi a respeitada Catherine Harbour, que rapidamente reconheceu que esse neófito que ela estava fotografando tinha potencial como modelo. “Você deveria fazer isso,” ela disse a Hannah.

Harbour enviou suas fotos de Hannah para a Select Model Management de Londres, que queria colocar a adolescente em seus livros. Mas Hannah recusou porque, na sua opinião, era dança ou fracasso. “Eu era tão teimosa,” diz ela. “No final, foi minha irmã que me fez responder ao e-mail. Na época, eu não tinha ideia de como os dois poderiam se conectar — não tinha ideia de como a modelagem poderia me ajudar a ganhar dinheiro que poderia pagar pelo meu treinamento de dança, não tinha ideia sobre as portas que abriria.”

Enquanto Dodd acabou treinando em teatro musical – primeiro no Evolution Foundation College em Colchester e depois no London Studio Centre – o próximo ponto de virada veio quando ela tinha 19 anos e foi escolhida para co-estrelar (com o colega dançarino/ator Anders Hayward e um Romeo Beckham de 12 anos) na campanha festiva de 2014 da Burberry, um anúncio artístico de quatro minutos no qual ela dança e brilha em um vestido de tule bege enquanto a neve cai ao seu redor. Seu desempenho rendeu sua imprensa elogios, sugerindo que ela poderia ser a próxima Cara Delevingne. Demorou um pouco para construir, mas o anúncio da Burberry foi a ponte de Dodd para a atuação. Seu papel de estreia foi como dançarina de balé em Find Me in Paris (2018-20) do Hulu, durante o qual ela percebeu que havia algo além de dançar pelo qual ela poderia se sentir apaixonada. Pré-Bridgerton, seus outros créditos incluem o filme Eternals (2021) da Marvel Cinematic Universe, dirigido por Chloe Zhao, a minissérie da Netflix, Anatomy of a Scandal (2022), na qual ela interpreta uma versão mais jovem da personagem Sienna Miller em flashbacks, e o filme da Netflix, Enola Holmes 2 (2022).

De certa forma, no entanto, Dodd fez parte do universo Bridgerton desde o início. Em 2019, ela fez o teste para o papel de Daphne Bridgerton e foi pré-selecionada, mas finalmente sombreada por Phoebe Dynevor. Na diretora de elenco Kelly Valentine Hendry, no entanto, Dodd tinha um fã. No ano anterior, ela lançou Dodd na série de TV Harlots como Sophia Fitzwilliam, a filha secreta do personagem interpretado por Liv Tyler. Quando Ruby Stokes, que interpretou Francesca nas temporadas 1 e 2 de Bridgerton, deixou o show por causa de um conflito de agendas, Valentine Hendry viu Dodd como um potencial substituto. “Bridgertons sempre causam impacto quando entram em uma sala”, diz Valentine Hendry ao BAZAAR. “Eles são perfeitamente equilibrados, imaculadamente educados, inteligentes, [dedicados a] sua família e, o mais importante, super simpáticos. Hannah é todas essas coisas.”

Dodd se sentiu cansada e frustrada quando autogravou aquela segunda audição de Bridgerton com um microfone com defeito em uma noite de janeiro de 2022 — sem saber qual programa ela estava tentando enquanto atuava como convidada em um baile. Ela tinha acabado de trabalhar um longo dia em um de seus empregos de meio período (na administração de um consultor financeiro) e então “tudo o que era possível deu errado e eu acabei enviando aquele [demo] onde eu acertei as falas”.

Três meses se passaram sem uma palavra — fracasso, com certeza. Mas então veio uma ligação de seu agente, uma reunião do Zoom com a equipe da Shondaland, a revelação de que esta era uma parte de Bridgerton, mais alguma dramatização nessa mesma chamada do Zoom e, finalmente, a notícia de que ela era a nova Francesca.

O papel chegou em um momento em que ela estava desanimada com suas perspectivas? “Eu tive um ano decente, mas tive muitas daquelas vezes em que pensei: Isso está funcionando? Honestamente, você está nesse estado mental no último dia de cada trabalho. O que eu vou fazer agora? Nunca mais vou trabalhar! Isso é sempre.”

Dodd pode dizer agora que foi uma bênção que ela se juntou a Bridgerton em 2022 em vez de três anos antes, porque a experiência de vida que ela ganhou nesse meio tempo a tornou uma atriz melhor. Ela também precisava temperar a tendência à autoavaliação dura que é incutida pelo treinamento de dança de elite.

Há uma teoria de que boxeadores e atores têm pelo menos uma coisa em comum: ambos precisam ter sofrido para ter sucesso. Dodd tende a concordar. “Eu passei por coisas”, ela confia, sem divulgar detalhes. “Sim, eu senti uma dor horrível — e uma felicidade incrível também.”

Se você assistiu ao final da terceira temporada de Bridgerton, pode ter sentido que Francesca (e, portanto, Dodd) está apenas se aquecendo. Silenciosa e atenciosa, Francesca parece ter achado um bom parceiro com temperamental parecido, John Stirling. Em um baile após suas núpcias tranquilas, no entanto, ela é impressionada ao conhecer a prima de John, Michaela (Masali Baduza). Com base no que sabemos sobre o arco narrativo de Francesca dos livros de Quinn, e dos comentários públicos da showrunner de Quinn e Bridgerton, Jess Brownell, parece que Francesca e Michaela (que é Michael nos livros) estão destinadas a ser íntimas.

É melhor ser paciente, porém, queridos leitores: Dodd diz que não sabe quando as filmagens começam para a temporada 4, que tem uma data de lançamento projetada para 2026. E essa reviravolta no enredo pode nem ocorrer dentro da temporada 4.

No entanto, da perspectiva de co-retratar um relacionamento do mesmo sexo, Dodd diz que está animada. “E estou tão orgulhosa de contar essa história, seja o que for que os escritores inventem — ainda não sei completamente. É um programa sobre pessoas e todos merecem a chance de se verem representados na tela.”

Aqui, Dodd faz alusão à dualidade da criação de personagens. Por um lado, há a intenção do escritor; por outro, há algo mais abstrato: como os espectadores podem ver a si mesmos e suas lutas refletidas em um personagem, independentemente da intenção do escritor. Francesca já foi uma inspiração para pessoas introvertidas e neurodivergentes, e em breve talvez ela seja a mesma para os membros da comunidade LGBTQIA+.

“É tão bom”, diz Dodd sobre a capacidade de seu papel de gerar inclusão. “Acho que não consigo realmente entender isso, mas sei que os personagens fazem isso pelas pessoas. Eu sei que Bridgerton é um show de conforto para as pessoas, e ir nessas turnês de imprensa e conhecer pessoas e ver o quanto elas amam a série é tão bonito. É uma loucura para mim que meu personagem faça alguém [que está acostumado a sofrer] Feliz. Isso me deixa tão feliz.”

Outra coisa que a encanta é a beleza de Bridgerton. “É lindo”, diz ela — e mais confortável do que parece. “Elas tornam [as roupas] confortáveis porque filmamos por longos dias.” Nenhum ator é obrigado a usar espartilho, e os chinelos podem substituir os sapatos se não estiverem filmando. “Mas os vestidos, eles são feitos do zero para os nossos corpos. Temos um milhão de acessórios, e você sempre pode dizer, se estiver dançando em um baile, por exemplo, ‘Preciso de um pouco mais de espaço nesta manga’ ou o que quer que seja. É uma honra usar esses designs. Cada um é impressionante. Muitas pessoas choram em seus acessórios porque são tão bonitas.”

Na vida real, os gostos da moda de Dodd são mais simples. Jeans e uma camiseta nunca falham, diz ela. “Eu gosto de peças clássicas. Adoro alfaiataria, blazers, calças de terno. Eu gosto de poder comprar boas peças que você cuida e mantém por um longo tempo e misturar e combinar. Especialmente agora, quando estou trabalhando com estilistas e aprendendo sobre marcas diferentes e assistindo alguém com um olho incrível montar as coisas, sinto que ainda estou aprendendo, mas me inclino para essa alfaiataria e vibração minimalista.”

Quanto à momentos de lazer, Dodd diz que pensa pouco sobre isso hoje em dia. Ela está tão apaixonada por seu trabalho e colegas de elenco que raros são os momentos em que ela sente a necessidade de desligar. “Mas eu sou uma garota bem simples. Eu tenho um lindo grupo de melhores amigas que conheci na faculdade de dança. Muitas delas são personal trainers ou instrutoras de Pilates, então vamos fazer uma aula juntas, tomar um café, brunch. Eu sou comilona. Essa é a minha atividade de lazer: comer. E eu também adoro estar em casa. Eu sei que isso parece chato, mas eu viajei tanto nos últimos dois meses, é bom quando você chega em casa.”

Há oito (tecnicamente nove) romances de Bridgerton. Uma temporada leva oito meses para ser filmada. E cerca de dois anos separarão a exibição de cada nova temporada. Eu digo a Dodd que estou tentando calcular o quanto da vida dela esse programa vai consumir. Ela poderia estar fazendo isso na casa dos 40 anos!

“Sim. Eu sei,” ela diz inexpressiva. “É uma sorte que realmente gostamos um do outro.”

Confira a entrevista original aqui.

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